A OPhL Philarmonia – Associação Cultural e Artística é uma associação sem fins lucrativos que tem como fim promover a divulgação da música, das artes e da cultura em geral.

 

Como principal intuito, fomenta a criação e direção de uma orquestra sinfónica: a Orquestra Philarmónica de Lisboa.

Concorrem para esse objetivo actividades e iniciativas diversas, de índole cultural e artística, adequadas ao desenvolvimento pessoal e profissional dos músicos que compõem a orquestra mas também apropriadas aos elementos da comunidade interessados. 

 

A música é uma forma universal de comunicar, de entreter, de provocar emoções, não se esgotando aí.

 

Se é fácil gostar de uma determinada composição musical – nada sabendo sobre o autor, ou mesmo sem conhecer a notação musical que permite que a mesma seja interpretada da forma que o seu compositor a imaginou por pessoas que podem nunca a ter escutado – mais fácil é encontrar a paixão pela música aprendendo a tocar um instrumento.

 

Aprender é entrar num mundo de descobertas e de novas perspectivas.  Queremos proporcionar essa experiência.

 

O percurso de quem aprecia a música, e lhe dá atenção, de quem associa aquela melodia  a certos momentos ou emoções,... é, geralmente, muito recompensador. 

Partindo de algo que soa bem, descobrir o compositor! Ouvindo outras obras do mesmo autor – dando mais 'Gostos ' a umas, menos a outras – conseguir colocá-las na época certa! Comparando obras contemporâneas de outros autores, terminar conseguindo definir um determinado estilo ou corrente! Reconhecer os instrumentos e os seus timbres! Toda e qualquer destas abordagens leva a um processo de enriquecimento pessoal, de relacionamento de factos e de aumento da literacia musical, a que daremos ensejo. Contamos consigo.

 

Ouvir de forma orientada um concerto, conhecer compositores e intérpretes, ou mesmo aprender a tocar um instrumento – serão pois algumas das oportunidades a anunciar aos residentes –, a par da apresentação de formações musicais. Já tivemos a honra de apresentar, no Centro Cultural de Carnide, Clave de Lua e 4 de Nylon. Mas, de quando em vez, vamos visitar outras áreas que não a música, aqui, perto de si... no Centro Comunitário da Rua Rio Tejo. 

 

Todas as actividades, contribuem para a produção dos Concertos da OPhL – Orquestra Philarmónica de Lisboa. E o primeiro chegará em breve.

Esperamos por si na plateia ou participando numas das actividades que vamos apresentar.